As relações humanas estão fadadas a desentendimentos constantes, muitas vezes severos. Mas o perdão é extremamente necessário aos cristãos. Aprenda a perdoar fazendo a oração do perdão.

Lidar com pessoas nunca é fácil, cada um tem seu jeito, uma maneira de pensar e essas diferenças em alguns momentos geram conflitos. Muitos filhos reclamam dos pais, mas depois têm seus próprios filhos e acabam entendendo seus pais.

Há maridos e esposas que acham que conviver é muito difícil, por conta desse ou daquele jeito. Famílias por vezes se desentendem.

Faz parte da vida humana se desentender em algum momento por algum motivo. Lares felizes não são aqueles em que não ocorrem conflitos, mas, sim, aqueles em que o perdão sempre aparece para curar as feridas.

Os desentendimentos não ocorrem somente dentro do lar, no trabalho diário, em uma partida de futebol, até em dia de festa podem acontecer. Faz parte, lidar com o “depois” é que é difícil para algumas pessoas.

A falta de perdão traz diversas consequências para quem não perdoa. Especialmente a saúde acaba sendo afetada por essa raiz destruidora.

A Bíblia fala muito sobre perdão, ele sempre deve estar presente nos relacionamentos cristãos. Seja para com outros cristão ou para com pessoas que ainda não aceitaram a Cristo.

A oração do perdão ajuda o cristão a entrar na perspectiva de Deus e perdoar o ofensor. Veja o que a Bíblia fala sobre esse assunto.

Oração do perdão: perdoar e ser perdoado

Jesus relacionou oração e perdão em Marcos 11.25, 26 “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”. Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados.”

O momento da oração serve para perdoar quem o ofendeu. Ao pedir perdão a Deus pelos próprios pecados, eles serão perdoados, caso o seu coração tenha perdoado o seu ofensor.

Jesus é bem claro quanto a isso: quer perdão? Perdoe.

Oração do perdão deve ser constante em alguns casos

Existem pessoas que costumam falhar diversas vezes. Na primeira vez se perdoa com facilidade, mas nas próximas vezes não é tão fácil perdoar. Nesse caso, é preciso fazer a oração do perdão constantemente para aprender a perdoar.

Jesus disse o seguinte sobre a pessoa que costuma errar sempre: “Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe.” (Lucas 17:3,4).

Essa ordem de Jesus é sempre muito difícil de por em prática, mas é extremamente necessário cumpri-la. Ore por isso.

Oração do perdão: recebendo o amor de Deus

O sacrifício de Jesus na cruz para salvar o pecador teve um alto custo. Mas ele amou tanto as pessoas que entregou-se para dar vida a quem nada merecia.

Jesus morreu quando éramos inimigos de Deus, pecadores. Ele perdoou sem que qualquer um merecesse (Romanos 5.6-8).

Paulo falando aos seus leitores escreve: “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Colossenses 3:13).

É preciso suportar as pessoas mais difíceis e perdoá-las como Cristo perdoou a cada um de seus filhos. Esse nível de perdão só é possível quando realmente a pessoa está cheia de Deus. A oração do perdão facilita essa difícil prática.

Faça a oração do perdão sugerida, não pare de orar até que o seu coração esteja disposto a perdoar. Deus vai ajudar você nisto.

Deus, eu quero agradecer pelo perdão tão grande que o Senhor me deu. Obrigado pelo seu sacrifício.

Sei, meu Deus, que é ordem perdoar as pessoas que me ofendem e mais do que perdoá-las, é preciso perdoá-las quantas vezes forem necessárias.

Perdoar o/a _______________________ (coloque o nome da pessoa que você precisa perdoar) tem sido muito difícil para mim.

Minha vontade é de retribuir tudo o que ele (a) me fez, é de fazê-lo (a) sentir muita dor, mas eu sei que esta não é a sua vontade.

Renova a minha mente e o meu coração e me ajude a perdoar essa pessoa. A minha natureza humana precisa ser silenciada, caso contrário, não serei capaz de perdoá-lo (a). Me ajude, Senhor!

Não deixe que o meu ego me domine, quero me render ao Senhor por inteiro. Deus restaure o meu coração e cure a minha alma para que eu libere o perdão.

Eu entrego minha oração de perdão, aguardando por sua resposta. Agradeço em nome de Jesus Cristo. Amém!

Conheça outras orações além da oração do perdão, acesse outras páginas para conhecê-las. Que Deus derrame de sua graça em seu coração e mente. Fique com Deus!

GOSTOU? ENTÃO DEIXE SEU TESTEMUNHO:
Oração do perdão – Aprendendo a perdoar