Muitas vezes, o meio da tarde é um período em que a pessoa já está cansada. Talvez já tenha passado por diversos problemas ou ainda pode ter tido ótimas notícias. É hora de retomar a perspectiva divina com a oração da tarde.

O meio do dia ou um pouco depois, é o momento de fazer mais uma refeição. Nesse momento, em geral, as pessoas comentam entre si sobre como tem sido o dia até aquele momento ou, se estão sozinhas, pensam sobre isso.

Pode acontecer duas coisas nesse momento, essa reflexão trazer muita alegria e disposição para continuar, mas também pode acontecer desse balanço trazer uma vontade quase que irresistível de “jogar tudo para cima” e sumir.

Seja qual for a situação, é sempre bom colocar o restante do dia nas mãos de Deus. Ele edifica a alma, fortalece a fé e dá força para seguir adiante.

Conheça alguns trechos bíblicos que tratam da oração da tarde.

Oração da tarde: uma prática comum

Em diversos trechos bíblicos é possível encontrar textos mostrando que os servos de Deus oravam três vezes ao dia: ao amanhecer, na metade da tarde e ao anoitecer.

Esse período de oração acontecia tanto onde as pessoas estavam, quanto no templo.

  • Pedro e João subiram ao templo para orar às três da tarde (ou à hora nona, que é a mesma coisa), Atos 3.1.
  • Daniel manteve a prática, mesmo com o decreto do rei se opondo a ela, Daniel 6.10.
  • Cornélio orava na metade do dia, quando Deus se apresentou a ele, Atos 10.30.

Essa era uma prática comum entre os cristãos do início da Igreja.

A oração da tarde é uma parte de um dia inteiro dedicado a Deus

O salmista declara em Salmos 113.3: “Do nascente ao poente, seja louvado o nome do Senhor!”. Do momento em que o cristão levanta, até o momento em que vai deitar, sua vida deve ser de entrega a Deus.

O nome do Senhor deve ser engrandecido durante todo o dia e a oração da tarde é uma maneira de fazer isso.

A oração da tarde é uma forma de se dedicar ao Senhor

Em Colossenses 4.2, temos um conselho do apóstolo Paulo: “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.” O período da tarde é uma das formas de colocar esse conselho em prática.

Junto a essa oração, é importante estar alerta contra possíveis tentações e ser agradecido pelas misericórdias do Senhor. Esse é o momento de renovar as forças no Senhor para continuar na batalha até o final do dia.

Segue uma sugestão para esse período de oração:

Oração da Tarde:

Obrigado, meu Deus, por tudo que eu já passei até aqui no meu dia. Obrigada pelos incentivos que recebi e pelo seu cuidado.

Senhor, continue no meu coração para vencer o cansaço e a lida, não permita que eu desista do que o Senhor preparou para mim.

Guarde os meus lábios de falarem coisas que não te agradem. Me dê sabedoria em cada palavra que sair da minha boca no resto desse dia.

Senhor, as coisas que não me fizeram bem nesse primeiro período do dia eu renuncio. Renuncio a toda palavra que quis me desanimar, renuncio cada atitude que quis me derrubar.

Como diz a sua palavra: o Senhor é o meu ajudador, eu não vou temer o que as pessoas possam tentar fazer contra mim. Eu te louvo por isso.

Obrigada pelas atitudes e palavras que me ajudaram e me inspiraram a continuar. Que esses gestos sejam marcados em minha mente.

Entrego ao Senhor o restante do meu dia e toda a minha vida. Continue comigo nesse segundo período. Me dê fôlego e energia para terminá-lo em santidade.

Muito obrigado por ter me ajudado até aqui. Creio que o Senhor estará comigo nesse segundo período.

Eu quero agradecer ao Senhor por tudo o que fez até aqui e entregar em suas mãos todos os meus desejos, pensamentos e intenções. Que tudo que há em mim louve ao Senhor.

A ti, Senhor, entrego minha oração da tarde, receba-a. Eu peço e agradeço em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!

Orar é muito importante, a vida do cristão é firmada na oração e na Palavra de Deus. Mas tome cuidado para que esses momentos não se tornem rituais vazios, mais importante do que a hora da oração, é a atitude da pessoa que ora.

A Bíblia diz que quem busca ao Senhor de coração, realmente o encontra (Jeremias 29.13). Não se prenda a ritos, mas a um coração desejoso de estar mais perto de Deus.

Como você já conheceu alguns detalhes da oração da tarde, pode estar interessado em conhecer outras orações. Explore nosso site e conheça outras orações disponíveis. Que Deus te abençoe!

GOSTOU? ENTÃO DEIXE SEU TESTEMUNHO:
Oração da tarde – Continue em oração ao Senhor