A pessoa sábia parece sofrer menos do que as outras, pois a sabedoria evita uma série de problemas. Quem deseja alcançá-la pode fazer a oração da sabedoria.

Desde os tempos mais remotos o homem busca ser sábio. Antigamente, pessoas viajavam, às vezes por longos dias, só para ter a companhia de um sábio por alguns momentos.

No encontro, a pessoa tentava ouvir atentamente as palavras do sábio para colocá-las em prática. Depois desses momentos desfrutando da sabedoria voltavam para casa sentindo-se um pouco mais sábios do que antes.

A Bíblia também trata desse assunto. Não é à toa que o homem considerado mais sábio do mundo(Salomão) teve sua vida relatada e alguns livros de sua autoria incluídos na Bíblia.

Você conhecerá alguns textos bíblicos que tratam desse assunto e entenderá quais são as bases bíblicas para a oração da sabedoria.

Oração da sabedoria: uma forma de se achegar a Deus

Em Provérbios, é possível encontrar uma dica de como passar a ser sábio: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” (9.10).

Um dos princípios bíblicos é: a sabedoria começa onde há temor de Deus. Para ser sábio, é preciso ser temente a Deus, não tem outro caminho.

Conforme a pessoa vai se achegando mais a Deus, a tendência é que ela fique mais sábia pouco a pouco.

A oração é uma forma de achegar-se até Deus em temor.

Na oração da sabedoria é preciso pedir

Tiago recomenda aos seus leitores em Tiago 1.5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.”

Quem sente que não tem sido sábio deve pedir a Deus por sabedoria. É ele quem torna o homem sábio. Depois de orar, Deus dá a sabedoria livremente e com alegria ao seu povo.

Ele é quem detém a sabedoria e por misericórdia concede aos seus filhos, para que eles sejam abençoados por meio dela.

Orar pedindo a Deus por sabedoria é recomendação bíblica.

A oração da sabedoria traz frutos práticos

Em Tiago 3.17, encontramos: “Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.”

A sabedoria tem frutos práticos que são evidenciados pela ação. Ela não está relacionada a um conhecimento que fica na mente apenas, é preciso colocá-la em prática.

Depois de pedir, Deus dará sabedoria aos seus filhos, que, por sua vez, terão atitudes diferentes, pois receberam a sabedoria divina.

Abaixo, há uma sugestão de oração da sabedoria para servir de inspiração. Você pode adaptá-la da maneira que achar melhor.

Oração da Sabedoria:

Senhor meu Deus, aqui estou em sua presença para agradecer pelo fôlego de vida que o Senhor tem me dado.

Venho a ti em temor, meu Deus. O Senhor sabe que sou seu servo e tenho me colocado em suas mãos. Também sabe, Ó Deus, que aceitei o sacrifício de seu filho na cruz e que fui resgatado por ele.

Tenho sentido a necessidade de ser mais sábio, por vezes, minhas ações me levam a resultados que não previ.

Minhas palavras, muitas vezes, são palavras apressadas sem reflexão. Quero aprender do Senhor a falar no momento certo, com as palavras corretas.

Transforme a minha mente e me dê sabedoria que vem do Senhor, sei que já comecei a trilhar pelo caminho da sabedoria, porque temo ao Senhor.

Aprofunde o meu relacionamento contigo para que eu seja mais e mais sábio. Sábio em ações, em palavras e em pensamentos.

Derrame sobre mim a sua sabedoria, pois a sua Palavra diz que o Senhor a dá livremente e com alegria.

Não desista de mim, Senhor, continue trazendo à minha mente decisões que provêm do seu coração.

Quero agradecer, pois sei que o Senhor tem me ouvido e que serei mais e mais sábio. Comece a agir em minha vida a partir de agora, Senhor, pela sua misericórdia.

Quero entregar em suas mãos minha oração de sabedoria. Caminhe ao meu lado e seja meu guia, é o que eu peço já agradecendo em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!

Continue em sua busca por sabedoria, para aprofundar-se no assunto, não deixe de ler Provébios e Eclesiastes. Lá é possível encontrar diversos conselhos de como o homem sábio deve se portar.

Também é possível ver quais são os hábitos do homem insensato, ou seja, aquele que não tem sabedoria. Esses livros podem ser um tipo de termômetro para saber o quanto você tem sido sábio.

Além da oração da sabedoria, explore nosso site e conheça outros tipos de oração. Que Deus seja seu mentor. Até breve!

GOSTOU? ENTÃO DEIXE SEU TESTEMUNHO:
Oração da Sabedoria – Para se viver bem, a sabedoria é essencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *