O Salmo 42 mostra que a pessoa que serve a Deus sente uma vontade imensa de estar na presença dele. Mesmo com todas as dificuldades pelo caminho, o anseio por estar mais perto de Deus é sempre muito grande.

Sobre o Salmo 42

O Salmo 42 é parte integrante do Salmo 43, ambos formam um único texto. O salmista está muito abatido por não poder ir ao Templo prestar sua oferta anual.

Era costume os judeus irem a Jerusalém uma vez ao ano oferecer sacrifício. Essa viagem sempre era feita com muita alegria. No entanto, muitos inimigos se instalaram ao redor do salmista impedindo-o de fazer sua viagem anual.

Ele se lamenta por não poder estar no Templo que simbolizava a presença de Deus e lembra dos tempos em que lá esteve. Mas ao final, tem sua esperança renovada na certeza de que um dia poderá estar novamente na presença de Deus.

Salmo 42 completo

1 Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!

2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?

4 Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.

5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

6 Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.

7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.

8 Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

9 Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?

10 Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?

11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.”

Ouça o Salmo 42

Renove você também sua esperança no Senhor. Ouça o Salmo 42 onde quer que você esteja, na bela interpretação de Cid Moreira.

Compartilhe imagens do Salmo 42

Compartilhe o Salmo 42 e renove, com lindas imagens, a esperança de quem está abatido nas redes sociais ou através das mensagens.

Imprima o Salmo 42

Você pode aproveitar para imprimir o Salmo 42 e colocá-lo em algum lugar visível para saciar a alma sedenta pela presença do Deus vivo.

GOSTOU? ENTÃO DEIXE SEU TESTEMUNHO:
Salmo 42 – Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!